Neste texto iremos falar sobre a justiça e a paz. Para isso tomaremos como base o texto do Professor Tércio Machado Siqueira que aborda o “Conceito de Justiça no Antigo testamento a partir de Juízes 5.9-11”. Em seguida analisaremos o Salmo 85. 9-11 e sua relação com as palavras justiça e paz. Depois tomaremos a carta de Paulo aos Romanos e veremos se existe alguma relação com as palavras justiça e paz como apresentadas no Antigo Testamento. Por último apresentaremos dois conceitos distintos de justiça e paz dentro da nossa comunidade.
I. Os voluntários, a função dos distribuidores de água e o conceito de justiça em Juízes 5.9-12
1. Os voluntários
Eram judeus camponeses que se ofereciam livre e espontaneamente em “resposta ao ato salvífico de Deus, libertando-os da escravidão, sustentando-os por quarenta anos no deserto e dando-lhes uma terra para morar em paz” (SIQUEIRA, 2005, p. 18). Este três verbos acima descritos (Libertando-os, sustentando-os, dando-lhes) sintetizam três motivos que deram origem a estes voluntários como resultado da ação salvífica de Deus. O primeiro verbo estar relacionado com ação libertadora Deus, que de forma amorosa e gratuita, liberta o seu povo da opressão egípcia que há muito tempo afligia o povo hebreu. O segundo verbo aponta para o cuidado paternal de Javé. Durante todo o período em que o povo passou no deserto todas as necessidades do povo foram atendidas. No último verbo temos a realização da promessa de Deus para o povo de lhes dar uma terra.
2. A Função dos distribuidores de água
Função
A função dos distribuidores de água era comunicar “as ações salvíficas de Javé” (SIQUEIRA, 2005, p.24) no passado, visando fortalecer a fé e consequentemente trazer consolo, segurança e esperança dos voluntários no Deus Salvador.
3. Conceito de Justiça em Juízes 5.9-12
O conceito de justiça em Juízes 5.9-12 esta relacionada “aos efeitos da fidelidade comunitária de Javé” (RAD, 2006, p.362). O povo hebreu concebia a justiça de Javé como uma atuação salvífica de Deus na história do seu povo por causa de sua relação comunitária.
II. Justiça e paz no Salmo 85.9-11
Este Salmo é “uma súplica coletiva” e “tem três momentos: 2-4; 5-8; 9-14” (BORTOLINI, 2000, p. 352). No primeiro momento vv. 2-4 o povo relembra os feitos de Javé em favor do povo. No segundo momento 5-8 o povo súplica a Javé restauração e por último 9-14 o horizonte que se desdobra é de renovação, Javé trará salvação, amor, verdade, justiça e paz.
Nos versos 9-11 onde os substantivos justiça e paz estão presentes percebemos que eles apontam para o restabelecimento salvífico, comunitário e harmônico de Deus com o seu povo. O verbo abraçar denota união, amizade, bem estar, harmonia e a completa ausência de distúrbios que são responsáveis pelo caos (opressão, escravidão, culpa, etc.) em decorrência do “abraço da justiça e da paz”. E o cenário deste acontecimento se da na terra.
III. Justiça e paz em Romanos 14.17
O Apóstolo São Paulo no capítulo 14 de Romanos exorta a igreja a deixar de lado julgamentos e questionamentos relacionados à comida e a distinção de dias que não é o referencial para o Reino de Deus v. 17/a. Para o Apóstolo Paulo o Reino de Deus tem como referência a justiça, a paz e a alegria no Espírito Santo v. 17/b.
Como nosso objetivo é analisar estas duas palavras “justiça e paz” o que Paulo queria dizer aos Romanos quando fez uso delas?
(1) Paz e Justiça para o Apóstolo Paulo não “são condições subjetivas” (STOTT, 2000, p. 443); (2) Paz e Justiça para o Apóstolo Paulo não esta relacionado ao sentido “forense” (MURRAY, 2003, p. 555); (3) mas é objetividade (STOTT, 2000, p.443).
Para o Apóstolo justiça e paz no Reino de Deus não é uma condição individual, pessoal, isolada, presa ou engessada. Em segundo lugar, justiça e paz não são coisas que ainda vão acontecer. Mas para Paulo justiça e paz são aquilo que deve mover e motivar os Cristãos. Justiça e paz para o Apóstolo é momento de comunhão da igreja por meio de Cristo e com Cristo no seu seio. No versículo 19 do capítulo 14 de Romanos o Apóstolo apresenta a igreja como agente do Reino de Deus para o estabelecimento da paz aqui na terra.
IV. Justiça e paz na comunidade local
Em nossa comunidade justiça e paz tem duas interpretações diferentes. Em primeiro lugar justiça e paz estão relacionadas ao sentido forense, onde justiça se refere à obra de Cristo que nos justifica diante de Deus propiciando assim nossa salvação. Paz se refere a nossa reconciliação com Deus. Segundo, justiça e paz estão relacionadas às questões mais pessoais do que coletivas. A justiça estar relacionada mais a questões judiciais e até mesmo conflitos entre os (as) irmãos (as). Paz estar relacionada à ausência de conflitos internos como: tentação e diabo.
Considerações finais
Justiça e paz podem definir o desejo de Deus nas Escrituras, justiça e paz expressam a necessidade e carência do ser humano por elas.
Justiça e paz na Bíblia não é um conjunto de preceitos ou leis definidas e elaboradas, mas é resultado da ação salvífica de Deus na história do seu povo e a forma amorosa que ele se relaciona com o seu povo aqui na terra.
Em Juízes 5.9-11, Salmos 85.9-11 e Romanos 14.17 embora tenham sido escritos em épocas distintas encontramos o mesmo sentido. Deus esta presente na história do seu povo salvando, propiciando comunhão e harmonia do seu povo. Sua justiça e paz não esta presa às regras fixas, mas se revela no dia a dia da comunidade que reconhece o seu amor e a sua graça.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
BORTOLINI, José. Conhecer e Rezar os Salmos. 3ª ed. – São Paulo – Paulus, 2000, p. 352.
MURRAY, John. Comentário Bíblico fiel: Romanos. São José dos Campos – Fiel, 2003, p. 555.
RAD, G. Von. Teologia do Antigo Testamento. 2º ed. – São Paulo: ASTE/TARGUMIM, 2006, p. 362.
SIQUEIRA, Tércio Machado. Conceito de Justiça no Antigo testamento a partir de Juízes 5.9-11. Caminhando, n. 16, pp. 18, 24, 2º semestre de 2005.
STOTT, John R. W. A mensagem de Romanos. Trad. Silêda e Marcos D. S. Steuernagel. – São Paulo: ABU Editora, 2000, p. 443.
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